FMF debate com clubes e imprensa esportiva o calendário de 2017

16:11
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) se reuniu, na manhã da última sexta-feira (04), com a imprensa esportiva do Estado e os Presidentes de clubes que irão participar do Campeonato Maranhense 2017.

Marcelo Filho (CEAF), José Carlos Teixeira, Carlos Brandão, Edy Garcia, Tercio Dominici, Antônio Henrique (FMF), Ligeirinho, Laércio Costa e França Melo


A reunião aconteceu em um salão de eventos do Hotel Praia Mar, em São Luís, com o objetivo de debater o Regulamento Geral do Campeonato Maranhense de Futebol 2017 e a proposta de calendário do futebol estadual do mesmo ano.

Nas duas pontas, de vermelho, os repórteres Rafael Araújo (lado esquerdo), e João Ricardo (lado direito)

No início do evento, foi entregue a cada um dos participantes um guia com informações sobre o calendário do próximo ano. Entre outras informações, o guia indica o início do Campeonato Maranhense de Futebol da Série-A 2017 para o dia 29 de janeiro, com data de encerramento prevista para 30 de abril.

Assim como em 2016, o Campeonato da serie-A terá a participação de 8 clubes divididos em dois grupos. No grupo “A” protagonizam Sampaio Corrêa, São José, Imperatriz e Santa Quitéria, enquanto que o grupo “B” tem Moto Club, Maranhão, Americano e Cordino.


Bruno Alves (Mirante Am), o primeiro da esquerda para direita

Outra coincidência com 2016 é que, em 2017, o campeonato também será disputado em dois turnos. No primeiro turno, as equipes se enfrentam dentro do grupo, classificando-se as duas melhores de cada grupo para realização de semifinais e, em seguida, final.

No segundo turno, as equipes enfrentam os adversários do outro grupo, também classificando-se os dois melhores de cada grupo para realização de semifinais e final.

Os dois vencedores de cada turno farão a grande final do campeonato. Se o mesmo clube vencer os dois turnos, já será consagrado campeão maranhense de 2017.

A única mudança em relação ao campeonato de 2016 é que as fases semifinais de cada turno, serão decididas em partida única. As finais dos turnos terão partidas de ida e volta.

Já o Campeonato Maranhense de Futebol Série-B 2017 tem início previsto para 03 de setembro e previsão de encerramento no dia 22 de outubro.

Momento de descontração da imprensa; Tercio , ligeirinho, França , Edy , Laércio e Zé Carlos 


O Presidente da FMF, Antônio Américo, e o Vice-Presidente de Competições, Antônio Henrique Farah de Moraes Rêgo, nessa ordem, iniciaram a reunião, apresentando o calendário e deixando aberto às sugestões de todos os presentes.

A situação do estádio Municipal Nhozinho Santos, que está interditado desde 2012, também foi abordada. O Presidente Antônio Américo pediu a todos da imprensa esportiva que ajudem a Federação na cobrança ao Governo Municipal pela agilização da entrega desta praça esportiva que é tão importante para o futebol maranhense.

Tercio entre Edy Garcia e Sergio Soares


Antônio Américo lembrou, ainda, que a manutenção e a exigência dos laudos técnicos dos estádios, aos órgãos competentes, é de responsabilidade dos clubes e não da Federação.


Repórteres Ribamar Furtado, Ligeirinho e Garcia Junior


Os dirigentes da FMF consideraram importante a participação de todos da imprensa esportiva e presidentes de clubes. A próxima reunião entre FMF, clubes e imprensa esportiva está marcada para o dia 29 de novembro, quando serão discutidas as sugestões dadas pela imprensa e pelos clubes para melhorias do que já foi programado para 2017.

Cronistas Esportivos Maranhenses

Cronistas Esportivos Maranhenses