Presidente da ABRACE é recebido pelo presidente da CBF no Rio de Janeiro

 




Rio de Janeiro, RJ , 11/10 – O jornalista e advogado Artur Eugênio Matias, presidente da Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (ABRACE) e também presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo (ACEISP), esteve nesta quinta-feira (11) reunido com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud.

Na pauta da reunião com o mandatário da CBF, Artur Eugênio expôs pleitos para que os cronistas esportivos possam ter melhores condições de segurança no trabalho, apresentando ao presidente da CBF um material detalhado, com o objetivo de que o setor de comunicação da entidade passe a respeitar a legislação vigente, aliás, um dos pontos principais debatidos na reunião.

“Tive a melhor impressão do presidente Samir e do Fábio Seixas, diretor de comunicação. Infelizmente, entre os vários malefícios que o ex-presidente Ednaldo Rodrigues trouxe para o futebol brasileiro, o tratamento dado à imprensa foi um dos mais evidentes. Ednaldo desrespeitava o cronista brasileiro, e ficou claro que isso, hoje, não vai mais acontecer. A ABRACE quer apenas que a legislação vigente seja respeitada e que o cronista esportivo seja tratado da forma como determina a lei.” Disse Artur Eugênio.

ATENÇÃO COM A LEI VIGENTE NO PAÍS
Entre os temas prioritários, destacou-se a observância da legislação vigente. O artigo 211 da Lei Geral do Esporte estabelece, de forma inequívoca, que apenas as Associações de Cronistas possuem legitimidade para credenciar profissionais da imprensa.

Assim, clubes, federações ou detentores de direitos de transmissão não têm prerrogativa para substituir esse papel legalmente definido. A legislação garante que todo profissional de imprensa, independentemente da plataforma ou do veículo que representa, tenha assegurado seu direito ao credenciamento.

Outro passo importante será a elaboração conjunta de um protocolo de credenciamento e de trabalho em campo. Esse documento, que terá ampla divulgação, busca uniformizar os procedimentos, dar mais segurança aos profissionais e evitar constrangimentos durante a cobertura dos eventos esportivos.



PRESENTES NA REUNIÃO

 
Artur Eugênio Matias esteve acompanhado de Edinho Campos, secretário-geral da ABRACE, e de Carlos Alberto Alves de Souza, diretor regional da entidade. Na ordem da foto abaixo, da esquerda para a direita, estão Fábio Seixas, Carlos Alberto Alves de Souza, Samir Xaud, Artur Eugênio e Edinho Campos.

REUNIÃO COM O DIRETOR DE COMUNICAÇÃO
Após ter sido recebido pelo presidente Samir Xaud, Artur Eugênio e os diretores da ABRACE participaram de uma nova reunião com Fábio Seixas, diretor de comunicação da CBF e com Glauber Guerra, coordenador de comunicação da CBF.

Foram relatados episódios de constrangimento que alguns cronistas vêm enfrentando em estádios de futebol pelo Brasil, tendo sido assegurado que tais procedimentos irregulares não serão mais aceitos pela própria CBF.

“Temos ciência que alguns casos aconteceram no passado, mas vocês têm a promessa que isso não voltará a acontecer. Estes pontos expostos foram importantes e bem observados tanto por mim como pelo presidente Samir”, falou Fábio Seixas.

 

Postar um comentário

0 Comentários